Novos investimentos e modelos de negócios: veja aqui as principais novidades tecnológicas que estão por vir

PROTEÇÃO DE DADOS

A informação é de que o decreto que nomeará todo o corpo do Conselho Diretor da ANPD já está pronto e poderá ser publicado a qualquer momento. Mas não é só isso.

É preciso ter em mente que a efetiva posse dos conselheiros estará condicionada à aprovação do Senado Federal, conforme art. 55-D da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

TELECOM

Em sua decisão, o Conselho Diretor da Anatel se apoiou, em especial, no fato de a disponibilização desses canais lineares depender da contratação de internet móvel ou banda larga, o que reforçaria o caráter de SVA.

Com isso, as empresas que pretendem disponibilizar conteúdos lineares na internet não precisarão se submeter às regras do SeAC, uma vez que o SVA não é regulado pela Anatel.

Embora a decisão seja regulatória, o mesmo tema poderá passar por judicialização.

FINTECHS

Segundo informações fornecidas pelo Banco Central, a cada dez operações de Pix realizadas, o custo gerado será de R$0,01, a ser pago pela instituição financeira que ficará na guarda dos recursos.

No mais, o custo das transferências realizadas por meio do Pix não sofreu influência do montante de valores. Ou seja, independentemente de quanto se pretende transferir, o custo para realização de uma transação por Pix seguirá sendo o mesmo. Entender como essa nova realidade funcionará no cotidiano das empresas é essencial para que os benefícios trazidos pelo Pix sejam integralmente aproveitados.

STARTUPS

A baixa histórica no percentual da taxa Selic empurra investidores para novos caminhos. Aqueles que se mantinham em investimentos tradicionalmente rentáveis e seguros, agora buscam novas formas de manter seus rendimentos em níveis competitivos. Há novos interesses pela bolsa de valores e fundos imobiliários, mas ainda existem formas de investimentos que podem inclusive alavancar negócios e gerar oportunidades de empreender aos investidores.

Esse é o cenário ideal para a procura de investimentos de risco em projetos de empresas nascentes, startups que, apesar do alto risco de fracasso, oferecem, em contrapartida, oportunidades de grandes retornos.

CRIPTO

A partir desses dados, a opção por fundos de criptomoedas vem ganhando corpo, entrando para a carteira dos investidores de forma mais frequente. Além disso, o advento das criptomoedas não é mais uma novidade no cotidiano, sendo o núcleo de muitos modelos de negócio nos dias de hoje.

De todo modo, apesar da taxa Selic e da tendência de maior regulamentação do tema, os fundos de criptomoedas seguem exigindo cuidado e profissionalismo dos envolvidos e, em especial, dos investidores.