Indústria 4.0: Case de Sucesso de Grandes Empresas

Sócio do escritório LJD, o advogado especialista em tecnologia e inovação, Leandro Netto, foi mediador do debate Indústria 4.0: Case de Sucesso de Grandes Empresas, que aconteceu no dia 28 de novembro, na sede do Ciesp-Campinas.
Estiveram presentes os diretores do Ciesp-Campinas: titular, José Nunes Filho; de Negócios, Fabiano Grespi; o representante local e 2º vice-diretor eleito (2018-2021), Alfeu Cabral; e o coordenador do NJE-Campinas, Edson José de Oliveira. “A transformação digital não impacta apenas a indústria, ela impacta todo o mercado e os setores atingidos são dos mais variados, indo da agricultura ao comércio. A presença digital, mesmo dos pequenos comércios, pode significar estar com as portas abertas nos próximos anos”, analisou Grespi.

Tiveram a palavra, também, as empresas Unilever e Engineering, sendo a primeira representada pela Gerente de Litigation da Unilever, responsável pela área de transformação digital de legal no Brasil, Thaysa Benz; e a segunda pelo diretor de vendas, Nilton Jehan Nascimento. “Novas tecnologias não são feitas apenas para grandes grupos econômicos com enorme capacidade de investimento em pesquisa e inovação. Muitas pequenas e médias empresas, inclusive, já se valem da transformação digital em alguma medida, mas não se deram conta disso. Muitas empresas de médio e pequeno porte podem se aproveitar da agilidade que possuem, investindo ou adquirindo produtos e serviços desenvolvidos por startups. Campinas, aliás, é um polo com um ecossistema de startups muito desenvolvido. A partir delas, muitas soluções para as pequenas e médias empresas podem surgir”, sinalizou o especialista Leandro Netto.

Quer saber mais? Acesse o site do Ciesp-Campinas: http://www.ciespcampinas.org.br/site/noticias/1015/2017/11/industria-4.0:-case-de-sucesso-de-grandes-empresas/
 
14321 destaque foto 4 foto5