Podemos te ajudar nas áreas:

Introdução

Com completo domínio sobre a legislação e demais normas jurídicas relacionadas ao comércio internacional no Brasil, o LJD reúne uma equipe especializada para o atendimento de empresas de todos os portes que efetuem operações de importação e exportação.
Atua no assessoramento e na defesa dos interesses dos clientes, no âmbito consultivo e contencioso, visando oferecer segurança jurídica e mitigar riscos em atos relacionados à entrada e saída do território nacional, em concomitância com o conjunto de leis do Direito Aduaneiro.


Saiba mais sobre nossos serviços

O LJD oferece consultoria e aconselhamento estratégico em comércio internacional, com foco na obtenção dos melhores resultados para o cliente.
Atua também no contencioso administrativo federal, junto aos órgãos reguladores alfandegários, e na elaboração de ações para a liberação de mercadorias retidas.
Os serviços prestados incluem consultoria fiscal nas operações, assessoria na classificação fiscal de mercadorias, estudo e elaboração de Regime Especial de Importação, auxiliando as empresas em todos os procedimentos e dispondo também de consultoria preventiva relacionada aos tributos aduaneiros.
O escritório conta com atendimento personalizado e multidisciplinar, tanto no consultivo como no contencioso aduaneiro, focado na busca de soluções que atendam às necessidades do cliente.


Principais atividades nesta área

  • Elaboração e implementação de regimes aduaneiros especiais;
  • Auxílio na classificação fiscal de mercadorias;
  • Patrocínio de ações judiciais em matéria aduaneira;
  • Atuação consultiva e contenciosa, no âmbito administrativo ou judicial, envolvendo assuntos aduaneiros como planejamento tributário, classificação fiscal, valoração aduaneira, regras de origem e licenciamento de importação;
  • Procedimentos de alteração tarifária da Tarifa Externa Comum (TEC);
  • Defesa Comercial: antidumping, salvaguardas e medidas compensatórias (subsídios);
  • Relações Governamentais: defesa dos interesses de clientes junto à Câmara de Comércio Exterior e seus Ministérios;
  • Análise de barreiras tarifárias e não tarifárias;
  • Suporte jurídico nas negociações com autoridades brasileiras que envolvam Acordos de Livre Comércio e de Preferências Tarifárias;
  • Suporte na adequação da prática comercial da empresa à política de comércio exterior brasileira (trade compliance).

Introdução

A importância da implementação de políticas ambientais focadas no desenvolvimento sustentável transformou o Direito Ambiental em um importante instrumento de gestão empresarial. É nesse contexto que o LJD atua, em consonância com a legislação ambiental brasileira, na precaução de riscos e na solução de conflitos sobre questões vinculadas ao meio ambiente.
O escritório tem como premissa oferecer soluções para as diversas demandas relacionadas à matéria, avaliando os potenciais riscos socioambientais na administração dos negócios com o objetivo de auxiliar na definição de estratégias operacionais que possibilitem conciliar as atividades empresariais com o desenvolvimento sustentável.
Em paralelo ao consultivo preventivo, promove a análise do passivo ambiental e desempenha atividades relacionadas a processos administrativos e judiciais nas esferas cível e criminal, objetivando a solução processual mais eficaz para preservar os direitos e interesses do cliente.


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Desenvolvemos atividades de consultoria e assessoria jurídica para empresas na obtenção de licenciamentos, autorizações e certificações ambientais junto aos órgãos públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Fazemos consultoria preventiva para mitigar riscos relacionados a atividades empresariais e elaboração de relatórios sobre impactos ambientais, com foco na viabilidade jurídica de empreendimentos dos mais diversos segmentos da economia.
Realizamos auditorias de compliance em projetos de fusão, aquisição, cisão e incorporação de empresas – Due Diligences.
Atuamos em processos administrativos e judiciais com completo acompanhamento em litígios e ações cíveis e criminais relacionadas a crimes ambientais.
Com ênfase na prática conciliatória, temos excelência na elaboração de acordos e de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).


Principais atividades nesta área

  • Assessoria;
  • Consultoria preventiva;
  • Licenciamento ambiental;
  • Representação em autos de infração na esfera administrativa;
  • Representação em ações judiciais promovidas por órgãos públicos;
  • Acompanhamento de inquéritos policiais e inquéritos civis;
  • Negociações de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC);
  • Propositura de ações de nulidade de autos de infração;
  • Logística reversa.

Introdução

A Auditoria Legal (Due Diligence) tem como principais focos a constatação e a análise de ativos e passivos de uma empresa em todas as vertentes da vida empresarial, envolvendo questões de natureza fiscal, tributária, trabalhista, cível, contratual, comercial, societária, imobiliária e ambiental. Os objetivos dessa avaliação são proporcionar maior segurança aos compradores, vendedores, investidores, gestores ou acionistas.
O conhecimento técnico e a atuação ética são fundamentais na realização da Due Diligence para o detalhamento da situação real de uma corporação, permitindo que sejam avaliados e mensurados todos os riscos operacionais de compra ou venda. Para que uma Auditoria Legal atinja efetivamente o resultado almejado, é necessário que sejam reunidas em um mesmo projeto diversas competências técnicas.


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Por ter uma estrutura multidisciplinar formada por profissionais especializados em suas respectivas áreas de atuação, o escritório LJD tem se destacado na realização de Auditoria Legal em empresas de diversos portes e segmentos, pois coloca à disposição dos seus clientes a sinergia técnica que permite avaliar de maneira crítica e ampla um negócio, possibilitando diagnosticar e mensurar vantagens e/ou riscos do negócio target, incluindo eventuais passivos ocultos (situações que podem gerar cobranças, processos administrativos e/ou judiciais futuros).
A Auditoria Legal envolve todos os aspectos da atividade empresarial por meio de análise de documentos e informações, verificação de contratos, registros, situação patrimonial, riscos relacionados ao passivo, processos administrativos e judiciais de todas as áreas.
Com atendimento personalizado e presencial, o escritório realiza tanto a Auditoria Legal, voltada para as operações de fusões e aquisições de empresas, como auditorias específicas envolvendo áreas pontuais como contratos, tributos, operações fiscais, quadro societário, trabalhista, usualmente aplicadas em operações de aquisições imobiliárias.
O resultado da Auditoria Legal, relatório apresentado em formato de book, traz clareza às transações de compra e venda de empresas e garante a segurança jurídica na tomada de decisões e no planejamento estratégico do negócio.


Principais atividades nesta área

  • Ambiental;
  • Contencioso Cível;
  • Contratos Comerciais e Financeiros;
  • Imobiliária;
  • Propriedade Intelectual;
  • Regulatória;
  • Societária;
  • Trabalhista;
  • Tributário.

Introdução

O Contencioso Cível e Comercial abrange uma área extensa do Direito, englobando demandas do Direito Civil e Processual Civil, Administrativo e Comercial em questões litigiosas, com a finalidade de coordenar, regular, resguardar, defender e tutelar os interesses privados de ordem moral e patrimonial sob o escudo jurídico.
O LJD trabalha estrategicamente na defesa dos direitos e interesses de seus clientes em processos especiais e de alta complexidade, com dedicação exclusiva de profissionais especializados na resolução de demandas e atuando de forma personalizada do início ao fim do processo.


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A multidisciplinaridade do escritório permite intervir em questões complexas, com equipes dedicadas e experientes nas áreas negociais de seus clientes e em diversos setores da economia. Atua nas áreas consultiva, contenciosa administrativa e judicial, sempre com foco no fornecimento de informações gerenciais estruturadas, essenciais à identificação de passivos ou desconformidades de seus clientes.
Entre as atividades do escritório estão a análise de riscos em demandas contingenciadas, recuperação de crédito, ações executivas e monitórias, responsabilidade civil de distribuidores, fornecedores, fabricantes e demais atos englobados nas áreas cível e comercial.
Preza pelo atendimento rápido e eficaz tanto na fase pré-litigiosa quanto em litígios, incluindo a definição da melhor estratégia processual, negociação e mediação. Todo o trabalho é realizado com planejamento estratégico que contempla prevenção de litígios, assessoria jurídica e solução nas demandas levadas à esfera judicial.


Principais atividades nesta área

  • Recuperação de crédito, com desenvolvimento de plano e estratégia para a solvência do crédito por meio de ação de recuperação de crédito;
  • apresentação de plano de recuperação judicial e de quadro de credores; habilitação de crédito em processos judiciais; ações executivas e monitórias;
  • Constituição e liberação de garantias (ações declaratórias, ação de adjudicação compulsória etc);
  • Atuação na esfera administrativa e judicial em mercados regulados;
  • Responsabilidade civil de distribuidores, fornecedores e fabricantes por meio de ações declaratórias de inexigibilidade de débito, ações rescisórias de contratos consumeristas e ações indenizatórias;
  • Direito das obrigações quanto à validade de negócios jurídicos, cumprimento de obrigações, por exemplo, ações de obrigação de fazer, obrigação de dar e de entregar dinheiro ou coisa móvel ou imóvel;
  • Direito de propriedade e posse, envolvendo ações possessórias, petitórias/ reivindicatórias e usucapião;
  • Interpretação de contratos para prevenção de potenciais demandas.

Introdução

A advocacia consultiva em Direito Comercial e em todos os aspectos da área contratual está entre as especialidades do escritório LJD. Uma equipe com ampla formação nesta área oferece consultoria bastante abrangente na área de contratos comerciais.
Sempre com foco na segurança jurídica, o escritório atua em todas as etapas do negócio, desde a captação das informações, elaboração e negociações até a formalização definitiva do contrato.


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Por contar com uma equipe multidisciplinar, o escritório disponibiliza a seus clientes a comodidade e a segurança de sempre poder contar com profissionais especializados e aptos a discutir e assessorar em todas as áreas, trazendo inegável segurança jurídica a seus clientes na condução de seus negócios.
Oferece também todo o suporte necessário no caso de inadimplemento contratual.


Principais atividades nesta área

  • Elaboração, análise e revisão de diversas modalidades contratuais;
  • Fornecimento/distribuição;
  • Compra e venda de bens e de estabelecimentos comerciais ou industriais;
  • Gestão;
  • Franquias;
  • Arrendamento;
  • Representação comercial;
  • Prestação de serviços (profissionais, operação e manutenção – O&M etc);
  • EPCs;
  • Contratos preliminares (memorandos de entendimentos, minutas, cartas de intenção e acordos de confidencialidade e de não concorrência);
  • Industrialização por encomenda;
  • E-commerce;
  • Desportivos.

Introdução

Em linhas gerais, a gestão de contencioso tem duas vertentes técnicas: a segura condução jurídica (auditoria interna) e o gerenciamento processual de carteiras contenciosas. Para tanto, o LJD investe constantemente na estruturação de fluxos operacionais customizados, equipes de profissionais dedicados e tecnologia de última geração a fim de disponibilizar aos clientes informações estruturadas fundamentais para a gestão eficiente e estratégica de carteiras contenciosas.
Integrado com todas as áreas do escritório e associado a um sistema inovador de gerenciamento processual, documentos e processos são acompanhados em tempo real em todas as instâncias do judiciário e órgãos administrativos. A interação entre as áreas viabiliza o controle, a atuação preventiva e a agilidade nos atos de condução processual.


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Na frente da auditoria interna, o escritório dispõe de estrutura técnica voltada exclusivamente para a gestão da informação processual. Com a utilização de ferramentas de TI de última geração, presta suporte integrado às demais áreas técnicas, realizando ativamente o controle de publicações/intimações e andamentos processuais, essenciais à otimização dos trabalhos realizados internamente.
No âmbito de análise estratégica, o conceito de Business Intelligence, conhecido como BI, tem relevância primordial nas atividades desempenhadas pela Gestão de Contencioso. Traduzido como “Inteligência de Negócios”, a área define todo processo de gerenciamento da informação, passando por coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento a fim de viabilizar a elaboração de relatórios personalizados que consigam atender a análise e a prevenção de litígios, possibilitando ao cliente a tomada de decisões assertivas e promovendo a redução do passivo processual.
O escritório valoriza a estruturação e a disponibilização de informações processuais padronizadas, claras e eficazes para a construção de indicadores de interesses dos seus clientes.
Por meio da gestão de contencioso, o LJD integra todas as suas áreas práticas para prover aos seus clientes uma informação processual multifuncional, capaz de atender dinamicamente a condução dos processos.


Principais atividades nesta área

  • Relatórios gerenciais e personalizados;
  • Identificação de pedidos recorrentes;
  • Proveito econômico das ações;
  • Conciliações realizadas;
  • Índice de êxito, perda, encerramentos e de distribuições;
  • Processos por localidade;
  • Controle de prazos;
  • Acompanhamento de publicações;
  • Acompanhamento de andamentos;
  • Gestão eletrônica de documentos;
  • Business Intelligence.

Introdução

A crescente globalização das economias modernas impulsionou novas práticas de mercado, em especial no Brasil, que, por ter um mercado ainda pouco consolidado, passou a ser uma grande oportunidade de investimentos em diversos setores, culminando em significativo crescimento do número de operações de fusões e aquisições.
Dispondo de estrutura multidisciplinar, o LJD trabalha com sinergia técnica, contando com especialistas de diversas áreas do Direito compondo os times de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Fruto da assessoria qualificada que vem prestando ao longo dos anos, o LJD possui experiência reconhecida na condução de operações em diversos segmentos da economia. Pautado sempre pela ética e transparência, o escritório auxilia seus clientes a obterem uma visão segura do negócio a ser entabulado, colocando à sua disposição alternativas legais que lhe garantam o melhor resultado e os menores riscos.


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Com vasta experiência em fusões e aquisições, o escritório oferece todo o suporte jurídico em transações complexas e sofisticadas.
Atua em estruturação, planejamento e todas as fases de negociação das transações, elaborando todos os documentos, societários e contratuais, necessários para viabilizar a operação pretendida.


Principais atividades nesta área

  • Planejamento, elaboração e negociação de toda a documentação, contratual e societária, necessária para implementar as transações, como acordos de confidencialidade, cartas de intenção, memorandos de entendimento, acordos de investimento, contratos de aquisição de ações/quotas ou ativos, acordos de sócios/acionistas, atos societários e demais contratos correlatos;
  • Estruturação e implementação de reorganizações societárias, preparatórias às transações ou posteriores às mesmas, otimizando as sinergias resultantes das operações;
  • Estruturação e implementação de alianças estratégicas e joint ventures;
  • Estruturação e aperfeiçoamento de regras e princípios de governança corporativa;
  • Estruturação e aperfeiçoamento de regras e princípios de governança corporativa;
  • Assessoria a investidores estrangeiros na implementação de projetos no Brasil;
  • Realização de auditorias legais;
  • Organização de data room.

Introdução

O crescimento do mercado imobiliário brasileiro nas últimas décadas, em especial de grandes empreendimentos, exige amplo conhecimento sobre as questões legais que envolvem as transações comerciais do segmento a fim de garantir a segurança jurídica dos negócios.
Com experiência consolidada no setor imobiliário, o LJD disponibiliza atendimento especializado ao mercado imobiliário, com expertise em todos os aspectos jurídicos de empreendimentos urbanos ou rurais.
Efetua assessoramento na realização de negócios imobiliários envolvendo, entre outros, procedimentos de compra e venda, locação, permuta, doação
 e regularização, com acompanhamento na elaboração e na execução de instrumentos jurídicos aptos a garantir a segurança dos negócios imobiliários que assessora.


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Com atendimento personalizado, o escritório possui ampla carteira de clientes, de pequenas a grandes empresas, incluindo construtoras, incorporadoras e grupos de investidorese desenvolve estudos aprofundados sobre a atividade negocial de cada cliente, com orientação jurídica especializada para cada tipo de empreendimento, visando a eficácia das transações imobiliárias.
Atua na estruturação jurídica de empreendimentos nos mais diversos segmentos, como loteamentos e condomínios residenciais, comerciais, industriais, tecnológicos, hospitalares e complexos da rede hoteleira, a fim de propiciar a segurança jurídica ao negócio e minimizar riscos aos investidores.
Oferece suporte jurídico, por meio de consultoria especializada, nos diversos modelos de negócios, como estruturação societária e imobiliária para
 a consecução de empr eendimentos e formação de fundos imobiliários, elaboração e análise de documentos e contratos e efetivação de atos administrativos, como registros e regularização de imóveis.


Principais atividades nesta área

  • Estudo jurídico em aquisições de imóveis;
  • Análise e regularização de imóveis para alienação;
  • Retificação de registros na esfera administrativa;
  • Unificações, desdobro e desmembramento de imóveis e de matrículas;
  • Incorporação imobiliária;
  • Parcelamento de solo urbano;
  • Due Diligence imobiliário;
  • Venda e compra imobiliárias;
  • Regularização de imóveis (alvará de funcionamento e Habite-se/CCO junto às prefeituras e órgãos reguladores);
  • Locação de imóveis;
  • Estruturação societária e imobiliária para a consecução de empreendimentos (instituição de loteamentos, incorporações, hotéis, flat services, condomínios residenciais, comerciais, industriais, tecnológicos e hospitalares);
  • Usufruto, direito real de superfície, contratos de locação, “built to suit” (BTS), operações de “sale/leaseback”, construção e administração imobiliária;
  • Formação de fundos imobiliários; Aquisição de imóveis por estrangeiros.

Introdução

No contexto jurídico, a Propriedade Intelectual passou por uma grande transformação a partir da economia globalizada, com forte crescimento da concorrência no mercado e da dinâmica da informação, despertando no mundo corporativo a necessidade de proteger suas marcas, patentes e inovações e seus respectivos investimentos.
A internet e as redes sociais também impactaram no Direito Autoral, especialmente no campo das obras literárias e artísticas.
Conectado às mudanças da sociedade moderna, o escritório LJD aliou o sólido conhecimento jurídico sobre Propriedade Intelectual à tecnologia da informação em proteção e defesa de marcas, patentes, desenhos industriais e no combate à concorrência desleal e plágio.


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Com profundo domínio sobre a Lei da Propriedade Industrial, atuamos nas áreas preventiva e contenciosa em processos administrativos e judiciais, com ênfase em assessoria e consultoria.
Realizamos todos os procedimentos relacionados a licenciamento, cessão e registro de marcas, patentes e desenhos industriais junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e de registro e averbação de documentos perante a Biblioteca Nacional, assegurando os direitos de clientes ao uso exclusivo de obras autorais.
Há mais de 10 anos, por meio de um sistema informatizado personalizado, acompanhamos os pedidos de registro de marcas, patentes e desenhos industriais efetuados no INPI para detecção imediata de similaridades que possam trazer prejuízo concorrencial às atividades empresariais perante o mercado, possibilitando rapidez na tomada de decisão.
No âmbito contencioso administrativo e judicial, elaboramos peças processuais, defesas, oposições e recursos relacionados à proteção, uso e cessão de marcas, patentes, desenhos industriais e de outras demandas de conflitos envolvendo as especificidades do Direito Autoral.


Principais atividades nesta área

  • Registro e proteção de marcas, patentes, desenhos industriais, software, direito autoral etc;
  • Licenciamento de direitos autorais;
  • Acompanhamento de marcas, produtos e desenhos industriais junto ao INPI com assistência completa, notificações e acompanhamento de medidas administrativas, civis ou criminais a respeito de infrações aos direitos de propriedade e registro (falsificação, pirataria, plágio, concorrência desleal, violação ao chamado “Trade Dress” – imitação do conjunto de imagem, letras e cores etc);
  • Proteção do nome comercial perante a Junta Comercial;
  • Elaboração de peças processuais, apresentação de defesas, oposições e recursos no âmbito administrativo do INPI;
  • Elaboração de contratos de cessão e licença de marcas, patentes e desenhos industriais e providências para regular registro perante o INPI;
  • Elaboração de contratos envolvendo tecnologias (transferência de tecnologia, outsourcing de software, acordos de parcerias de desenvolvimento e de distribuição);
  • Registro de livros, peças e projetos arquitetônicos perante a Biblioteca Nacional;
  • Elaboração de termos de uso e políticas de privacidade.

Introdução

A economia globalizada e as mudanças de comportamento da sociedade, diante de ferramentas tecnológicas e novos hábitos de compra, impõem desafios às relações de consumo, exigindo atenção especial das corporações no cumprimento da legislação e das responsabilidades que recaem sobre a comercialização de bens e serviços.
Com foco na área empresarial e uma carteira de clientes de segmentos expressivos da economia, o LJD tem como diferenciais a análise e o profundo conhecimento do negócio de cada um dos seus clientes, buscando mitigar riscos e reduzir o passivo das demandas oriundas das relações de consumo, preservando a imagem da empresa perante o mercado.


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Com atuação consultiva e contenciosa de advogados dedicados ao pronto atendimento de cada cliente, o LJD possui experiência consolidada nas relações consumeristas, na prevenção de demandas e na defesa dos interesses de empresas nos âmbitos administrativo e judicial.
Com amplo conhecimento das operações comerciais, alinhado à legislação (Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90) e a atos normativos que disciplinam o mercado de consumo, atua na representação e defesa de grupos corporativos junto aos órgãos de proteção ao consumidor (Procons), Ministério Público, Juizados Especiais e Justiça Comum Estadual e Federal em todo o território nacional.
Promove orientação sobre elaboração e análise de contratos de consumo, com foco na prevenção de conflitos que possam gerar responsabilidade indenizatória.
O atendimento personalizado ao cliente inclui o fornecimento de relatórios gerenciais com indicadores que possibilitam obter uma visão estratégica das causas geradoras de passivos processuais relacionados à área consumerista.


Principais atividades nesta área

  • Atuação junto ao Procon em processos administrativos individuais e coletivos;
  • Análise crítica e preventiva de contratos à luz da legislação consumerista;
  • Patrocínio de ações anulatórias pertinentes para desconstituir autuações lavradas pelo Procon;
  • Acompanhamento de negociações perante o Ministério Público, em especial na celebração de Termos de Ajustamento de Condutas (TAC);
  • Patrocínio de ações judiciais envolvendo vícios de produtos e/ou serviços;
  • Patrocínio de ações judiciais de rescisão de contratos;
  • Patrocínio de ações indenizatórias envolvendo infrações de consumo.

Introdução

Consultoria jurídica especializada para associações e sindicatos de classes, com foco na cooperação técnica junto a órgãos governamentais, agências reguladoras, federações, confederações, institutos, fundações e demais entidades, visando atender e resguardar os interesses institucionais da entidade de classe.
A nossa experiência nesta área permite compreender as particularidades de cada setor e identificar as possíveis soluções. Desta maneira, desenvolvemos uma metodologia diferenciada e única de atendimento e de serviços.


Principais atividades nesta área

  • Assessoria jurídica permanente para os assuntos de interesse setorial e institucional;
  • Execução e coordenação de procedimentos administrativos com os diversos órgãos públicos e demais entidades relacionadas;
  • Patrocínio de medidas judiciais de interesse setorial e institucional;
  • Envio sistematizado das inovações legislativas (leis, decretos, portarias, resoluções, instruções normativas etc) de interesse setorial e institucional;
  • Representação em seminários, fóruns, grupos de trabalho, reuniões e demais eventos;
  • Elaboração de matérias, artigos e informativos para publicação em revista especializada do setor e/ou em site oficial.

Introdução

Focado nas áreas de reorganização societária, planejamento sucessório, operações de cisão, fusão, incorporação e constituição de sociedades, o LJD realiza assessoria e consultoria jurídica em uma variada gama de projetos envolvendo direito societário e auxilia seus clientes na preservação e defesa de seus interesses.
O escritório assessora clientes nacionais e estrangeiros em questões societárias estratégicas envolvendo desde companhias de capital aberto a sociedades limitadas, fundações e associações.
Além da atuação consultiva, o LJD também auxilia seus clientes em questões envolvendo disputas societárias.


Saiba mais sobre nossos serviços

Dentre as diferentes modalidades de estruturas corporativas, o escritório atua na preparação dos mais variados documentos societários, como contratos sociais, estatutos e atas, na elaboração e negociação de acordos de investimento, contratos de subscrição, acordos de quotitas/acionistas, “put/call options”, e na participação em assembleias gerais e reuniões de sócios.
Possui vasta expertise na estruturação e implementação de planejamentos sucessórios, contando com um time multidisciplinar que trata de todos os aspectos que envolvem a sucessão.
Também assessora na elaboração e implantação de regras de governança corporativa e compliance.


Principais atividades nesta área

  • Reorganização de empresas e grupos societários;
  • Implantação de governança corporativa e compliance;
  • Constituição de empresas de diversas modalidades;
  • Assessoria no aporte de capital estrangeiro de sócios estrangeiros;
  • Atuação junto ao Banco Central para registro de capital estrangeiro;
  • Consultoria a investidores estrangeiros sobre a abertura de empresas no Brasil;
  • Revisão e adequação de contratos/estatutos sociais;
  • Elaboração de acordos de quotistas/acionistas;
  • Preparação, acompanhamento de assembleias e reuniões de sócios/acionistas e redação das respectivas atas;
  • Elaboração de diversos tipos de documentação societária: contratos, estatutos, acordos, resoluções de sócios, procurações e outros;
  • Elaboração de pareceres sobre conflitos societários ou da aplicação das normas societárias;
  • Transformações, incorporações, fusões e cisões;
  • Assessoria na solução de conflitos entre sócios;
  • Assessoria e acompanhamento na abertura de estruturas societárias internacionais;
  • Suporte na realização de alianças estratégicas (joint ventures, parcerias, consórcios, Sociedades de Propósito Específico – SPEs etc);
  • O escritório tem ainda atuação destacada na elaboração e implementação de Planejamentos Sucessórios, visando preparar empresas para a sucessão e envolvendo;
  • Consultoria para reorganização societária (cisão, incorporação e transformação) e tributária de sociedades de controle familiar;
  • Consultoria sobre constituição de veículos de investimento e sociedades que concentrem a propriedade de imóveis ou sociedades operacionais (holdings), no Brasil e/ou no exterior, envolvendo ainda a análise sobre a conveniência de emissão de ações preferenciais sem direito de voto ou com direitos especiais (golden shares) no âmbito da holding;
  • Elaboração de acordos de acionistas ou quotistas para regular a relação entre os sócios.

Introdução

Tecnologia e Inovação são fatores críticos de sucesso para que qualquer empresa consiga competir no mercado atual. Não somente a inovação enquanto processo de ruptura e de invenção, mas de melhoria de processos produtivos por meio do uso inteligente da tecnologia. Esses são os desafios a serem vencidos no mundo corporativo contemporâneo.
O sucesso de uma empresa não é uma missão fácil, visto que a cada dia surgem novos produtos no mercado, além dos tradicionais concorrentes e das startups que podem revolucionar setores inteiros.
Uma maneira de garantir sucesso é estar sempre à frente do mercado. Para isso, a empresa deve procurar manter constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para melhor se posicionar no mercado com a comercialização de produtos úteis e de boa qualidade a um preço acessível para o consumidor. Outros formatos, como o corporate venture, são cada dia mais empregados para que empresas invistam em startups.


Saiba mais sobre nossos serviços

Por ter uma estrutura multidisciplinar formada por profissionais especializados em diversas áreas práticas do Direito, o escritório LJD tem se destacado
 na prestação de suporte jurídico em questões relacionadas a Tecnologia e Inovação, pois coloca à disposição dos seus clientes a sinergia técnica que permite avaliar de maneira crítica e ampla um negócio, possibilitando mensurar vantagens e/ou riscos inerentes aos investimentos na área.


Principais atividades nesta área

  • Compliance digital de empresas de todos os setores para adequação ao Marco Civil da Internet e demais normas eventualmente aplicáveis;
  • Termos e Condições de Uso, Políticas de Privacidade de sites, aplicativos e demais plataformas de companhias Over The Top (as OTTs), e-commerce e demais empresas;
  • Assessoria para temas como assinatura eletrônica de contratos, uso de provas digitais, entre outros;
  • Suporte para temas de cibersegurança, proteção e privacidade de dados e compliance nessa área;
  • Desenvolvimento de políticas internas voltadas para segurança da informação;
  • Tropicalização de documentos legais de empresas de tecnologia que iniciam suas atividades no país;
  • Revisão, elaboração ou adequação de quaisquer contratos relacionados a Tecnologia e Inovação, envolvendo, entre outros tópicos, questões como SLA (Service Level Agreement), transferência de tecnologia, desenvolvimento de softwares, hardwares, royalties, parcerias, prestação de serviços etc;
  • Suporte na realização de alianças estratégicas (joint ventures, fundos de investimento, parcerias, consórcios, Sociedades de Propósito Específico – SPEs, Sociedades em Conta de Participação etc);
  • Elaboração de diversos tipos de documentação societária (contratos, estatutos, acordos, resoluções de sócios, procurações e outros);
  • Suporte legal e regulatório em temas que envolvem telecomunicações, como contratos de voz e de dados, temas envolvendo fibras acesas e apagadas, links dedicados, lastmile, estações rádio base (ERBs), direito de passagem, interconexão, neutralidade de rede, licenças e autorizações, serviços de acesso condicionado (SEAC), entre outros;
  • Assessoria para elaboração e negociação de contratos envolvendo data centers e serviços atrelados, como cloud e Content Delivery Network (os CDNs);
  • Due Diligence para investidores e investidas;
  • Atuação em M&A para startups e demais empresas de tecnologia;
  • Emissão de opinião legal acerca de temas diversos envolvendo tributação sobre investimentos nacionais ou estrangeiros em Tecnologia e Inovação (tributação sobre a computação na nuvem, streaming, software as a service (SaaS), enquadramento tributário dos serviços de startups), operações societárias (contratos de vesting, stock option, contratos de participação, emissão de debêntures, contratos de mútuo conversível), ágio, preço de transferência, acordos de bitributação, incentivos fiscais, renúncia fiscal e outros;
  • Suporte jurídico no âmbito da propriedade intelectual, específico para operações envolvendo Tecnologia e Inovação;
  • Aconselhamento sobre incentivos fiscais aplicáveis à área de Tecnologia e Inovação;
  • Atuação em litígios de natureza civil, criminal e comercial e em disputas que envolvam temas relacionados à tecnologia da informação, inovação, telecomunicações e direito eletrônico.

Introdução

A prática trabalhista é uma das áreas de reconhecimento notório do escritório. Com foco empresarial, o LJD tem forte atuação em questões envolvendo as relações trabalhistas.
Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por especialistas em Direito e Processo do Trabalho, atua nos âmbitos preventivo e contencioso com atendimento completo e personalizado.
O escritório se destaca no mercado em questões relacionadas ao meio empresarial, sempre na busca pela defesa dos interesses e direitos dos seus clientes, atuando em diversos setores da economia e segmentos de atividades, incluindo indústrias, comércio ou prestadores de serviços, em questões relacionadas a direitos individuais ou coletivos.


Saiba mais sobre nossos serviços

O LJD disponibiliza aos seus clientes atendimento personalizado e diferenciado, administrando com eficiência a carteira de processos por meio do gerenciamento e fornecimento de indicadores e outras informações estruturadas essenciais à tomada de decisões.

A área trabalhista inclui:

  • Aconselhamento legal na estruturação ou reestruturação de negócios, com enfoque na implementação de boas práticas e rotinas aptas a mitigar ou eliminar possíveis riscos trabalhistas;
  • Suporte legal na definição, elaboração e implementação de modelos de remuneração, bonificações, comissionamentos, variáveis, participação nos lucros e resultados;
  • Assessoria em relações sindicais, com participação em assembleias, rodadas de negociação, acordos e convenções coletivos, conflitos de greve e dissídios coletivos;
  • Atuação na esfera administrativa através do acompanhamento de fiscalizações, mesas de negociação, defesa e recursos de autuações lavradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Inquéritos Civis, Procedimentos Investigatórios e Ações Civis Públicas;
  • Suporte consultivo voltado para a adequação de rotinas e práticas trabalhistas relacionadas à operação de cada cliente, sempre com foco na prevenção, mitigação ou eliminação de passivos trabalhistas;
  • Assessoria contenciosa nos âmbitos administrativo e judicial em demandas relacionadas a direitos individuais ou coletivos desde a 1a instância até os Tribunais Superiores.

Principais atividades nesta área

  • Opiniões legais e elaboração de documentos e pareceres, com enfoque preventivo e buscando mitigar riscos, passivos, contingências e responsabilidades;
  • Atuação em ações trabalhistas individuais e coletivas;
  • Atuação em ações civis públicas;
  • Sustentações orais e entrega de memoriais;
  • Negociações sindicais com participações em assembleias, junto a sindicatos de diversos setores;
  • Ajuizamentos e acompanhamentos de Interditos Proibitórios decorrentes de greves;
  • Ajuizamento e Defesa de Dissídios Coletivos;
  • Avaliação de passivos trabalhistas;
  • Defesa de autos de infração lavrados por Ministério do Trabalho e Emprego e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
  • Defesa em procedimentos preparatórios e inquéritos civis perante o Ministério Público do Trabalho;
  • Investigações de contingências e passivos ocultos na área trabalhista em Due Diligence;
  • Validação legal de planos de incentivo (stock options, bonificações, Planos de Participações em Lucros e Resultados), salários e benefícios;
  • Participação no desenvolvimento de planos de remuneração variável, além de consultoria para outros planos de remuneração para executivos;
  • Auditoria de rotinas e práticas trabalhistas;
  • Revisão de políticas internas da empresa.

Introdução

A complexidade do sistema tributário brasileiro e as constantes mudanças na legislação exigem cada vez mais das empresas o acompanhamento de consultorias especializadas em Direito Tributário, tanto para orientação sobre o recolhimento de impostos aplicáveis às operações comerciais quanto no contencioso, voltado à defesa de autuações fiscais e ajuizamentos de ações pertinentes à área.
Com forte atuação em consultoria e contencioso, nos âmbitos administrativo e judicial, o LJD possui excelência técnica e reconhecida experiência no trato de questões tributárias.
Oferecendo atendimento personalizado, o escritório garante uma visão geral e estratégica das questões tributárias que envolvem a atividade empresarial, propiciando segurança na tomada de decisão de gestores e executivos das corporações.
Com um corpo de profissionais qualificados, tem expertise para apresentar alternativas legais à realidade das empresas, auxiliando seus executivos e departamentos jurídicos na definição de estratégias que melhor se adequem ao seu negócio, apontando os eventuais riscos envolvidos em cada caso.


Saiba mais sobre nossos serviços

Na área de consultoria tributária, o LJD conta com uma equipe de profissionais especializados na interpretação e na aplicação da legislação tributária à atividade empresarial, envolvendo tributos diretos, indiretos e previdenciários, revisão fiscal, elaboração de pareceres técnicos e recuperação de créditos tributários nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Atua também na obtenção de certidão negativa de débitos e na avaliação das questões tributárias em operações societárias diversas.
Com conhecimento aprofundado sobre legislação e jurisprudência, emite pareceres e análises sobre todos os aspectos tributários, antecipando possíveis situações fiscais que possam gerar impacto ao negócio.
No contencioso, atua em todas as práticas que envolvem a condução de processos administrativos nas esferas federal, estadual e municipal, com profundo conhecimento da matéria e realização de sustentações orais em todos os tribunais administrativos. Patrocina ações judiciais, ativas ou passivas, de forma estratégica, com acompanhamento em todas as fases processuais, buscando sempre obter resultados positivos para a gestão da empresa.
Com profissionais destacados, acompanha de forma eficaz a tramitação
 de processos administrativos e judiciais, mantendo o cliente informado e adotando as melhores estratégias de defesa, sempre alinhadas ao planejamento empresarial.
O escritório é altamente preparado para confecção e apresentação de relatórios gerenciais de acordo com a necessidade dos gestores da empresa, mantendo seus clientes informados sobre todos os aspectos que possam influenciar os negócios, possibilitando, sobretudo, a rapidez na tomada de decisões.


Principais atividades nesta área

  • Consultoria sobre questões tributárias e previdenciárias;
  • Elaboração de pareceres técnicos;
  • Condução de processos administrativos nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • Ações judiciais no âmbito tributário;
  • Obtenção e acompanhamento de Certidão Negativa de Débito;
  • Recuperação de créditos nas esferas federal, estadual e municipal;
  • Revisão fiscal;
  • Administração de passivos tributários;
  • Implementação de regimes especiais de tributação;
  • Emissão de opinião legal acerca de temas diversos envolvendo tributação sobre investimentos nacionais ou estrangeiros, operações societárias (M&A), ágio, preço de transferência, acordos de bitributação, incentivos fiscais, renúncia fiscal etc.

Queremos te ajudar!

Estamos prontos para te apoiar na evolução do seu negócio.

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